14 de setembro de 2019
Crescimento mais lento da economia pode prejudicar fundos imobiliários? Analista responde

SÃO PAULO – O mercado financeiro tem diminuído as projeções para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) semana após semana. De acordo com o último relatório Focus, do Banco Central, a expectativa para o PIB este ano está em 1,49%. Há quatro semanas, o mercado esperava que e economia crescesse quase 2¨% em 2019.

Como os fundos imobiliários estão muito relacionados com a atividade econômica, muitos investidores estão preocupados com estes ativos diante do crescimento mais lento da economia.

No entanto, para Gustavo Bueno, analista de fundos imobiliários da XP investimentos, o nível de crescimento do PIB em 1,5% está confortável para o mercado de FIIs. Bueno foi o convidado  desta semana do  programa “Fundos Imobiliários”, apresentado pelo professor do InfoMoney e especialista em fundos imobiliários Arthur Vieira de Moraes.

“Com um PIB em 1,5% ao ano, o spread (diferença entre as taxas) entre a inflação e os juros continua cada vez menor. E isso faz com que investimentos como os fundo imobiliários tendam a crescer e ter perspectivas melhores”, disse Bueno.

O professor Arthur lembrou que quando a economia do país cresce muito rápido, a inflação acaba sendo pressionada, o que faz com que a taxa básica de juros precise subir para controlar os preços – e isso prejudica a maioria das classes de investimentos. “Já um crescimento de 1,5% ao ano mantém a economia funcionando a ponto de não precisar subir a taxa de juros”, diz.

Bueno concorda e destaca que com os juros mantidos em níveis mais baixos, os investidores tendem a voltar suas carteiras para ativos um pouco mais arriscados do que a renda fixa – caso dos fundos imobiliários, por exemplo.

Segundo ele, o nível atual dos indicadores macroeconômicos é visto como favorável pela equipe de análise de FIIS da XP. “Inflação em 4% ao ano, PIB em 1,5% e Selic em 6,5%. Este é um cenário que nós gostamos”, afirmou.

Invista em fundos imobiliários com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XP!


Fonte: infomoney

Comentários

Não há comentários


Deixe um comentário